segunda-feira, 9 de maio de 2011

Está vivo!

Hoje é o segundo dia em que tenho o Ibiza na minha posse. Vou fazer um ponto de situação da lista de coisas a fazer:

Comprar bateria nova (a BOSCH que lá está nem com um toque de Nosso-Senhor volta a acordar...); Feito! €47.83 aqui numa loja especializada. Ok, não é uma BOSCH, é uma Eurocell, mas por sinal, até dá uma amperagem maior, o que significa que o arranque é mais fácil/suave... Eu não sei explicar bem, que eu de mecânica tenho um olho simpático e bases da escola de condução, e de ir vendo aqui e ali... Sou mais um curioso...
Montar tubagem nova (há um tubo roto, como podem ver nas fotos); Ainda por fazer. Esqueci-me completamente de levar a fita de estanho e a de tecido, para vedar o sacana do tubo... Está já ali na mala para fazer amanhã!
Montar um tubo novo (qualquer coisa relacionada a gasolina, visto que o simpático está a cuspir gasolina, evidente sinal que está roto...); Está feito em parte. Um amigo enganou-se e trocou-me o tubo errado... Enfim, vai ter de ser remendado por agora, e resolvido quando for à oficina (esta semana ainda, se possível!)
Verificar o estado do motor do animal. Hoje já consegui andar com ele, o que é uma vitória! Apesar de ele cuspir gasolina, anda... Ok, mal acelera, mas anda! Pode ser das tubagens rotas, pode ser de imensas coisas, pode nem ser de nada do que eu pense... Mas o que e notei foi que o barulho do motor é completamente estranho, comparado com o matraquear típico deste carro (igual a tantos outros SEAT...), está a tremer imenso, que se sente lá dentro do carro quando se dá à chave... E o ralenti está oscilante. Começa nas 500/1000 rpm, depois passa para as 2000 rpm e fica-se por lá... Poderá qualquer coisa relacionada com isto e com a embraiagem? Vou tentar descobrir e depressa, que quero o carro na estrada o mais depressa possível!


Estive também a trabalhar na parte sonora do bicho, e reparei que quem quer que seja que tentou assaltar o carro (é a segunda vez desde que ele foi comprado, o que não é nada mau!), foi um otário... Enfim, foi ainda com os pseudo-donos do veículo, que na altura nem ligaram muito ao facto, mas para mim foi digno de piedade...

Roubaram-me os twitters! Onde estão as pequenas colunas que ficavam no topo do meu tablier? Coisa mais parva de se roubar... Ao menos levassem o rádio também, para me justificarem a despesa num sistema de som simpático para o carro...

No que toca a colunas, as colunas de trás ainda nem percebi se funcionam ou não... Vou ter de esperar por ajuda de alguém que perceba mais de electrónica que eu... Se aquilo fosse um computador, eu até resolvia, mas só as ligações do rádio meteram-me em sentido, e eu não arrisco a mexer onde não sei...

Tem umas ligações maradas o meu SEAT... Há umas colunas que ficam na porta, que supostamente têm logo a furação correcta no forro da porta e tudo, mas as que lá estavam, para além de serem minúsculas, estavam agarradas à grelha que as deveria de proteger, por 4 parafusos... Coisa mais estúpida para se fazer... Isto sem contar com as duas ghetto-blaster que tenho montadas na chapeleira, que se o meu pai vê aquilo, dá-lhe um ataque cardíaco pior que aquele que eu tive quando liguei a bateria nova ao carro e ouvi aquela porcaria a dar som... É que nem se podia estar no carro...

No capítulo sonoro, por hoje os desenvolvimentos são os seguintes - Menos 4 colunas manhosas, 2 ghetto-blasters montados pelo antigo dono ainda em funcionamento, à falta de melhor por agora, 2 twitters minúsculos montados naqueles espaços de arrumação da porta do condutor e pendura, coisa mais que estranha, mas não estúpida de todo...

Não esquecer que as ghetto-blaster agrediram-me, quando ao montar a chapeleira passei sem querer com a palma da mão esquerda pela parte de baixo da chapeleira, e um dos parafusos encarregues de segurar as colunas arranhou-me... Enfim foi pouco fundo, nada que papel e água não resolvessem em 5 minutos...


Passada esta "aventura sonora", passei a assuntos importantes. Porta-luvas...

Encontra-se presentemente desmontado, por um motivo muito simples. Foi arrombado, e mal tranca o pobre coitado... A solução passa por colar a peça que serve de encaixe aos gatilhos da fechadura, e tentar trocar os ditos gatilhos com os do trinco da gavetinha onde se guardam os fusíveis, e onde se tem acesso à caixa dos fusíveis do SEAT (debaixo da coluna de direcção, do lado da porta do condutor) e trocar esse trinco com o trinco do porta-luvas, que é bastante mais importante que esse esteja trancado...

Verifiquei com desagrado a situação dos puxadores para rebater os bancos traseiros... Devido a 17 anos de uso, é óbvio que eles partiram... A parte chata, é que não encontrei nas lojas aqui mais imediatas peça para reposição, e segundo me informaram, nem na SEAT devo de ter sorte... Portanto, se vir algum Ibiza para abater ou abandonado, a chapeleira, os trincos e agora os puxadores, são automaticamente "adquiridos" por valores simbólicos simpáticos...

No campo iluminativo, o SEAT passa na inspecção neste momento, se assim for necessário... É um exemplo a muito bom carrinho que ai anda, e que desregula com uma facilidade fascinante...

Lembrando agora um caso triste deste SEAT...

Já referenciei anteriormente o assalto. Ora, penso que os simpáticos tenham tentado fazer uma ligação directa, mas que não tiveram tempo/habilidade para a concluir, e limitaram-se a partir os botões que se encontram à direita do condutor. Neste carro, estão instalados apenas dois. A resistência do óculo traseiro, e o LED do alarme (que ainda nem percebi se funciona ou não)...

Tenho trabalho suficiente para amanhã, penso eu:

Montar tubagem nova,
Montar um tubo novo,
- Resolver em tempo útil a questão dos puxadores para rebater o banco (pensei numa engenhoca com um pedaço de fita. Depois mostro),
- Verificar o ralenti do motor,
- Verificar alarme,
- Limpar os aspersores de água (mija-mijas) que parecem estar obstruídos,
- Limpar a água do radiador (está com uma linda cor de barro


Ficam aqui umas fotos dos interiores do SEAT, já depois de uma intervençãozinha a nível de desmontar as ditas colunas horríveis, e de limpar os bancos traseiros dos 4 kg de areia e terra que tinham...





Dá para ver os ghetto-blasters lá atrás... Foi o do lado do condutor que me arranhou, o sacana...


Os cintos e respectivos pre-tensores estão exemplares... Não demoram mais que o normal a efectuar o seu trabalho, nada que uns puxões valentes agora durante uns dias não resolva... Optei por os deixar esticados para que vão ganhando alguma pressão nas molas, visto que andaram tanto tempo parados que agora bem precisam de ser esticados...


Aquela mantinha está ali a ajudar a manter olhares indiscretos longe do meu tablier, como convém em qualquer restauro que seja efectuado em plena via pública!


Votos de uma boa noite, e até amanha com mais novidades excitantes deste meu amiguinho!

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